Mil dias em Veneza - Marlena de Blasi

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013


Não vou colocar  a sinopse porque ela é enorme e conta o livro praticamente todo e é quase o que escrevi na resenha, ok?! Se quiserem ler a sinopse Entrem nos links dos sites abaixo que voce vai encontrar =)

Resenha e Comentários: Uma chefe de cozinha vai a trabalho a Veneza quando alguém diz que o telefonema é para ela. Um homem pede que ela o encontre e diz quem era e onde se viram. Ela vai e conhece o veneziano com os olhos cor azul mirtilho, Fernando ou como ela gosta de chamá-lo: o estranho.
Por ser uma história real é impressionante visitar cada lugar de Veneza pelos olhos da autora que coloca cada beco, cada comida, cada pessoa e consegue transferir os sons, os aromas, os gostos de Veneza a cada página visitada pelos curiosos olhos.
Ela, divorciada, com dois filhos crescidos, vê-se apaixonada por um veneziano que não conhece direito, o mesmo que passou alguns dias em sua casa e que pediu que fosse embora para Veneza morar com ele. Ele diz que o lugar é simples e depois que ele vai embora de volta a Itália ela se resolve em se aventurar através desse amor. Sim, ela uma mulher de quase meia idade com um homem charmoso que fuma muitos cigarros, mas que ela acha charmoso. Acho legal ela sentindo a falta dele depois que ele se vai. Das meias até o joelho, o roupão e o cigarro.
Ela se desfaz do que tem e embarca ainda com tanta coisa que precisa se desfazer no aeroporto mesmo antes de embarcar. Ela se sentia feliz em fazer essa viagem mesmo que alguns a taxassem de louca, outros que a apoiavam e que teria de ficar longe de seus filhos.
Lá ela descobre a real situação do apartamento, mas não desiste já que não havia ido lá atrás do apartamento e sim de Fernando. Ela tenta se ajeitar como pode, Fernando tem o jeito daquelas pessoas que foram reprimidas a vida inteira, mas que precisava se soltar em algum momento, que as amarras já desgastas precisavam ser tiradas e os dois passam por um processo de mudança e de aceitação, de luta consigo mesmo e com os outros. Como ir para um país estrangeiro que não se domina a língua predominante com poucos americanos que teria contato.
Enquanto Fernando vai para o banco, seu serviço de anos e anos de dedicação, ela vai andar por Veneza, pega os barcos para sair da ilha em que moram e embarcar em Veneza. Ir na feira, conhecer as pessoas, suas peculiaridades e fazer novas amizades em seu novo lar.
Não espere um livro cheio de diálogos, mas sim de impressões, de pensamentos, de dúvidas, como um diário em que se registram os fatos narrados. E é nos pensamentos dela que viajamos por Veneza e conhecemos o lugar como se estivéssemos lá.
O livro é todo muito lindo, o amor a primeira vista já que Fernando havia se apaixonado por um perfil que era o dela e quando a viu um ano mais tarde sabia que precisava se aproximar. Ele é um livro tocante e que mostra que a vida real muitas vezes pode ser uma história muito bonita que deve ser contada, porque é a sua.
Ela pode ter se apaixonado por um italiano e se mudado dentro de quase 6 meses, mas que o amor e a entrega de coração ao que faz é tão importante quanto qualquer outra coisa a se fazer.
 Ah... eu gostei do livro e enquanto o lia lembrei muito de uma amiga minha, Luciana... eu vendo agora umas resenhas vi que algumas pessoas que leram acharam o livro um pouco arrastado. Realmente por ter muitos parágrafos grandes e muita descrição a leitura pode ser um pouco mais densa e talvez por isso eu tenha parado de ler ele no meio da outra vez, mas viver um pouquinho a vida dela foi muito legal e reflexivo.

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!