A dama das Camélias - Alexandre Dumas Filho

terça-feira, 25 de junho de 2013

Sinopse: Armand Duval é um jovem estudante de Direito na Paris de meados do século XIX. Jovem recatado, vindo de uma respeitável família burguesa interiorana, apaixona-se por Marguerite Gautier, nada mais nada menos que a mais cobiçada cortesã dos salões e teatros parisienses. Marguerite - vendida, corrompida, perdulária, amante de vários homens - corresponde ao amor do jovem, que provoca uma reviravolta na vida da jovem prostituta. Mas o futuro dos dois amantes enfrenta os mais rígidos obstáculos. Escrito pelo francês Alexandre Dumas filho a partir da sua experiência autobiográfica com a cortesã Marie Duplessis, A dama das camélias é uma das mais célebres narrativas longas do século XIX - o próprio século de ouro do romance europeu.
Link: skoob / goodreads
Resenha e Comentários: eu sempre quis ler esse livro... esse é um daqueles autores que mesmo sem ter lido nada dele já o ama... eu sei... tenho essas doiduras.. kkkkk maas não é para menos... o livro é encantador, triste, emocionante e muiito bem escrito. aquele livro que só de olhar de enche de lágrimas nos olhos... deve ser a minha DPL... =/
Esse livro conta a história do amor entre uma cortesã, Marguerite Gautier, e um homem de classe média, Armand Duval. Ele se apaixona por ela a 1ª vista e três anos depois quando volta a vê-la, vê que sua admiração por ela ainda reside no coração, mesmo sendo ela uma cortesã ele pede que seu amigo o apresente a ela.
Eles se conhecem e a admiração e o amor de Armand Duval aumenta cada vez mais e o único que deseja é ficar ao lado dela e cuidá-la. Marguerite a princípio não acredita muito no que ele fala, mas ao passar do tempo vemos as mudanças no coração dela e em como o amor dele constante conseguiu achar brechas no coração dessa cortesã tão adorada por todos.
Armand se entrega de corpo e alma ao amor de Marguerite e é isso que ele vai contando no decorrer da história, sua tristeza e pesar tomam conta de nós e nos vemos em Paris ao lado dele tentando vê-la na Rua D'Antin ou em algumas das suas visitas ao teatro, sofremos com Armand em suas tentativas e fracassos em encontrá-la, em seus bilhetes raivosos e suas desculpas e pensamentos.
Me vi ali, junto de Marguerite ao final do livro... e eu não vou me prolongar muito porque senão vou acabar contando tuudo...
E por pensar que isso é uma biografia de seu amor por uma cortesã torna tudo mais real... mais bonito e emocionante... Para mim é um dos livros de romance mais lindos já escritos, com uma declaração de um amor impossível... um desfecho incrível e um sentimento muito forte no final. Esse livro está entre os meus favoritos!
Quer se emocionar? Dê uma chance a esses dois que eles conseguirão desde a 1ª página. Agoora é procurar os livros do Alexandre Dumas, o pai dele, porque se ele escreve bem assim... meniinas e meninos acabou de ganhar uma fã!!

                                        Trechos do Livro

"-Ah! Por Deus! Não é preciso fazer cerimônia com ela; venha.
O que ele dizia me magoava. Temia por ter a certeza de que Marguerite não merecia o meu sentimento por ela." p. 55

" - perdoa o mau humor desta noite? - disse ela, tomando-me pela mão.
- estou pronto para perdoar muitos outros.
- e ama-me?
- Loucamente.
- apesar do meu mau caráter?
- Apesar de tudo.
- Jura?
- Juro - disse-lhe baixinho." pg. 93



3 comentários:

  1. OIEE!!
    Esse é o tipo de livro que gosto de ler em uma tarde fria, não me pergunte porque.
    Acho engraçado como cada livro nos desperta alguma característica diferente não é?
    Gostei da sua resenha e principalmente, adorei o segundo quote.
    Vou acrescentar esse livro na minha lista =)
    Beijos
    Garota Liber
    http://garotaliber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oba! Finalmente postei sobre o presente do amigo secreto, que ameeeei! Depois vai lá ver!
    Não conhecia o livro, estou precisando de uma boa dose de romance, que seja realmente bom e inspirador, gostei muito da sua resenha, vou procurar mais sobre o livro!

    Muito obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  3. Já li A Dama das Camélias, mas na verdade era o texto da peça! Não sabia que existia na forma de romance. Vou procurar porque também adoro esse tipo de leitura!

    beijinhos

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!