Tempo de Esperas - Padre Fábio de Melo

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tem livros que devemos ler com os olhos da alma... e esse é um deles.
Livro: Tempo de Esperas - O intinerário de um Florescer Humano
Autor: Padre Fábio de Melo
Editora: Planeta
Páginas: 167

Sinopse: Dois personagens trocam cartas, um velho professor que resolveu se esconder do mundo e um estudante de filosofia que tem o sonho de alcançar as glórias da vida acadêmica que o professor abandonou. Ao trocar correspondências sinceras os dois debatem sobre um dos maiores desafios humanos: compreender o tempo de esperas. Desta forma, descobrem o amor fraternal, a amizade e a humildade. A felicidade pode estar na simplicidade da vida, e o autor nos mostra como é preciso compreendê-la.

Resenha e Comentários: Sim, por incrivel que pareça fui vencida por um livro de 167 páginas! Causou-me DPL. O Motivo?
Não sei, talvez a simplicidade tocante em que foi escrito. Esse livro define-se bem durante a leitura. Precisamos apreciar as coisas simples. Olhar as coisas e apreciá-las. Viver de perguntas e não viver procurando as respostas. Encontrar a leveza das coisas simples, tal como uma flor ou um verso.
Acho que sou um pouco Alfredo. Em busca de resposts e as vezes sem notar o que é mais importante: o viver cada momento e cada dia, poder contemplar o sol que brilha e a linda manhã que se faz.
Mas acredito ter florescido também.

Agora, vamos parar um pouquinho de filosofar e vamos ao livro?!

Esse livro conta a história de Alfredo que perde o amor de sua vida, Clara, e que começa a trocar correspondencias com um professor aposentado, Abner. Ele, injuriado por Clara ter fugido com um florista e abandoná-lo sem dizer nem adeus e por Abner negar-se ao que ele mais sonhava na vida. Ser um academico de filosofia de muito sucesso. Alfredo é um jovem um pouco impetuoso e acha que a filosofia era o mais importante de tudo em sua vida. Tanto que deixava as coisas importantes e nem olhava para elas. Estava distante de todos e a única pessoa que encontra para conversar é Abner, manda-lhe uma carta pedindo manuscrito que ele havia começado a escrever. E assim começam a conversar.
O livro é todo feito de cartas, sem diálogos diretos, mas não precisamos disso em cartas... certo?
Aprendemos e amadurecemos junto com Alfredo e encontramos verdadeira sabedoria nas palavras de Abner. Gosto muito de flores e eles falam muito de flores já que Clara deixou-o por um florista.
Vemos Alfredo florescer junto com as rosas... vemos ele se questionar melhor, abandonando a certeza de que tudo precisa de uma resposta.
Li o livro esperando que ele encontrasse Clara novamente... porque vemos o sofrimento do Alfredo por ela e seu amor, mesmo que as vezes não demonstrado, era real e bom. Esse livro me tirou sorrisos e lágrimas e me deixou leve... sabe. é como se quando terminássemos o sol tivesse um brilho especial e nos faz notar a alegria de estarmos vivos e bem. E o tanto de coisas que temos de aproveitar.

Na simplicidade esse livro me conquistou. Posso dizer que o final foi lindo e surpreendente. Posso contar o que houve comigo? Terminei de le-lo hoje quando me dirigia ao trabalho vindo de ônibus e gente... chorei. Chorei porque me tocou o coração e de ver que mesmo quando não vemos um propósito ele está lá.
Vale muitíssimo a pena ler... As mensagens deixadas entre as cartas são lindas e a cada novo passo esperamos ver o Alfredo mudar...
Beijos,
Até a próxima.



2 comentários:

  1. Minha Filha ,admiro muito este gosto surpreendente
    em você pela LEITURA,fico até com um pouquinho de inveja ...BOA se é que ela exita..srsrs.gostei muito do que li...PARABÉNS...BJOS.

    ResponderExcluir
  2. obrigada mãe... como eu vivo falando: só aprende a ler lendo... quer verdade mais verdadeira? encontre algo que goste e deixe fluir... entregue-se!
    Beijoos

    ResponderExcluir







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!