DL #3: O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

sexta-feira, 1 de março de 2013

E aqui vai mais um livro do desafio cumprido e esse foi minha leitura escolhida para o mês de Fevereiro, que precisava escolher um livro que fazia sorrir.
Escolhi esse e... não me arrependi.                                                               "Não Entre em Pânico"
Sinopse: Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.
Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.

Link: Skoob / Goodreads
Resenha e Comentários: Não vou escrever muito até porque o livro é pequeno e não quero estragar surpresas para quem ainda vai ler. Como disse são apenas 156 páginas que nos contam a história de um mochileiro das galáxias que está na Terra. O que ele tem que fazer é atualizar o Guia, mas acontece que ele fica preso a Terra por mais tempo que ele gostaria.
Ford Prefect, nosso mochileiro, do planeta de Betelgeuse, fica amigo de Arthur Dent, um terráqueo. Faltam poucos minutos para a Terra ser destruída e Ford vai atrás de Arthur que está tentando impedir que sua casa seja destruída. O que gostei foi da justiça poética nessa parte.
O humor do livro é um tipo mais sombrio, tem umas tiradas bem engraçadas e as vezes rimos dos personagens e suas ideias, principalmente do Zaphod Bebleebrox e do robô emotivo Marvin.
Agora, achei um pouco complicado, o que quase sempre acontece no 1º volume de uma série, é que ficamos meio perdidos na história, até porque são tantas informações que nos confundimos sem saber qual é a nova espécie ou o que o personagem está aprontando agora.
Serio, eu imaginava sempre que via os livros no site da Submarino que se trataria de uma história de crianças que saíram pelo espaço, mas não. Arthur tem seus 30 anos e nem por isso deixa de ser duvidoso e confuso.
Há algumas curiosidades e coisas bem estranhas que acontecem, mas dá para levar. É uma leitura bem fácil. Eu demorei quase 10 dias para terminar... estava sem tempo... meesmo.

                                                      Trechos do Livro

"Os homens sempre se consideraram mais inteligentes que os golfinhos, porque haviam criado tanta coisa - a roda, NY, as guerras, etc - enquanto os golfinhos só sabiam nadar e se divertir. Porém, os golfinhos, por sua vez, sempre se acharam muito mais inteligentes que os homens exatamente pelos mesmos motivos."
                                          ****
"Toda resistencia é inútil"
                                          ****
"Jamais, em hipótese alguma deixe que um Vogon leia uma poesia para você."

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!